Saltar para o conteúdo

O Predador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para o filme de 2018, veja O Predador (2018).
Predator
Predador[1] (PT)
O Predador[2]
 (PRT)
O Predador[3][4] (BRA)
O Predador
Cartaz do filme
 Estados Unidos
1987 •  cor •  107 min 
Gênero filme de ação
filme de suspense
filme de ficção científica
filme de terror
Direção John McTiernan
Produção Lawrence Gordon
Joel Silver
John Davis
Roteiro Jim Thomas
John Thomas
Elenco Arnold Schwarzenegger
Carl Weathers
Elpidia Carrilo
Jesse Ventura
Música Alan Silvestri
Cinematografia Donald McAlpine
Edição Mark Helfrich
John F. Link
Companhia(s) produtora(s) Gordon/Silver/Davis
FPT Communications
Distribuição 20th Century Fox
Lançamento Estados Unidos 12 de junho de 1987
Brasil 30 de junho de 1987
Portugal 11 de setembro de 1987
Idioma inglês
Orçamento US$ 15–18 milhões[5][6]
Receita US$ 98.3 milhões[5][6]
Cronologia
Predator 2
(1990)

O Predador (em inglês: Predator) é um filme americano de ação, terror e ficção científica[7] de 1987 dirigido por John McTiernan.[8] Ele é estrelado por Arnold Schwarzenegger como o líder de uma equipe de forças especiais de elite que estão em uma missão para resgatar reféns do território guerrilheiro na América Central. Kevin Peter Hall coestrela como o antagonista titular, uma forma tecnologicamente avançada de vida extraterrestre secretamente perseguindo e caçando o grupo. Predator foi escrito por Jim e John Thomas em 1985, sob o título de produção de Hunter. As filmagens começaram em abril de 1986 e os efeitos de criaturas foram planejados por Stan Winston.

O orçamento do filme foi de cerca de 15 milhões de dólares. 20th Century Fox lançou-o nos Estados Unidos em 12 de junho de 1987, onde arrecadou 59.735.548 dólares. A reação crítica inicial foi mista; criticando o foco na trama fina. Nos anos seguintes, as atitudes dos críticos em relação ao filme tornaram-se positivas, e apareceu em uma série de listas de "melhores". Mais quatro filmes foram feitos focados no Predador, Predador 2 (1990), Predadores (2010), O Predador (2018) e O Predador: A Caçada (2022), bem como dois filmes em crossover com o Alien na franquia Alien vs. Predator: Alien vs. Predator (2004) e Alien vs. Predador 2 (2007).

Um grupo de soldados especiais americanos liderados pelo Major Alan "Dutch" Schaefer (Arnold Schwarzenegger) é enviado a uma selva na América Central para resgatar um ministro estrangeiro e funcionários do governo que estão sendo mantidos reféns por guerrilheiros. A missão é cumprida, mas o que Dutch e seus homens não sabem é que algo além dos guerrilheiros os espreita na floresta.

Os roteiristas Jim e John Thomas partiram seu roteiro de uma piada que circulava em Hollywood na época, de que a série Rocky durava tanto que Sylvester Stallone deveria ter que lutar com um extraterrestre. O título original era "Hunter" (Caçador). A 20th Century Fox comprou o texto em 1985, e se associou ao produtor Joel Silver, de Commando. Silver trouxe Lawrence Gordon como coprodutor e o estreante John McTiernan como diretor. Arnold Schwarzenegger aceitou estrelar se o filme acrescentasse um time de soldados ao invés de ser apenas o ator contra o extraterrestre. Para as estrelas, trouxeram outros dois atores de ação, Carl Weathers e Jesse Ventura, mais atores étnicos — os nativo-americanos Sonny Landham e Richard Chaves, Bill Duke — e Shane Black, que havia escrito Lethal Weapon para Silver. Jean-Claude Van Damme tinha sido a escolha original para o Predador por suas habilidades marciais, mas as reclamações do ator com relação à roupa apertada e o desejo de escalar alguém que se impusesse perante o elenco o fizeram desistir. Kevin Peter Hall, um ator de 2,18 metros que havia interpretado o pé grande em Harry and the Hendersons, assumiu o papel.[9]

O filme foi rodado em Puerto Vallarta, México, com atrasos para acomodar a disponibilidade de Schwarzenegger e uma interrupção para seu casamento com Maria Shriver. Com exceção de Schwarzenegger e McTiernan, a maior parte do elenco e equipe sofreram de diarreia por intoxicação alimentar ("mal de Montezuma").[10] O design do Predador foi mudado durante a produção pelo original não ter sido considerado assustador o suficiente, com as mandíbulas sendo sugestão do cineasta James Cameron ao designer Stan Winston. As cenas de invisibilidade foram feitas vestindo dublês com roupas vermelhas, que eram apagadas no computador.[9] A enorme choupana, que no filme serve como alojamento dos guerrilheiros, foi mantida e no local, hoje, há um restaurante.

Principais prêmios e indicações

[editar | editar código-fonte]

Oscar

  • Indicado na categoria: melhores efeitos visuais.

Prêmio Saturno

  • Venceu: Melhor Música.
  • Indicado nas categorias: Melhor filme de ficção cientifica, melhor ator (Arnold Schwarzenegger) e melhores efeitos especiais.

Referências

  1. «Predador». Portugal: SapoMag. Consultado em 7 de novembro de 2018 
  2. «O Predador». Portugal: CineCartaz. Consultado em 7 de novembro de 2018 
  3. «O Predador». Brasil: CinePlayers. Consultado em 7 de novembro de 2018 
  4. «O Predador». Brasil: AdoroCinema. Consultado em 7 de novembro de 2018 
  5. a b «Predator (1987)». Box Office Mojo. Consultado em 4 de julho de 2014 
  6. a b «Predator - Box Office Data, DVD and Blu-ray Sales, Movie News, Cast and Crew Information». The Numbers. Consultado em 15 de dezembro de 2014 
  7. Predator (1987) ⭐ 7.8 | Action, Adventure, Horror (em inglês), consultado em 11 de fevereiro de 2024 
  8. Johnston, Keith M. (2013). Science Fiction Film: A Critical Introduction. [S.l.]: Berg Publishers. p. 98. ISBN 9780857850560 
  9. a b If It Bleeds, We Can Kill It. 20th Century Fox. 2001 
  10. Don't Drink The Water. Predator Special Edition, Disk 2: 20th Century Fox Home Video. 2001